Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Hartbau realizou o Kick Off 2025, um evento estratégico que marcou o início de um ano promissor. Sob o tema “Engajamento, Resultados e Hartbrothers 2.0”, o evento reuniu os colaboradores para alinhar metas, fortalecer a cultura organizacional e apresentar o planejamento para reforçar a presença da marca no mercado. Com treinamentos práticos, palestras inspiradoras e foco em colaboração para a conquista de resultados, a Hartbau mostrou por que está pronta para liderar em soluções modulares, especialmente no segmento de data centers.
Principais temas do evento
Foco em resultados e colaboração
O Kick Off destacou metas ambiciosas: expandir a presença no mercado e integrar equipes de vendas, marketing e engenharia. Um dos pilares foi o investimento em soluções modulares e projetos para data centers, alinhados às tendências de infraestrutura moderna.
Cultura Hartbrothers 2.0
Com base em colaboração, engajamento e relacionamento para a busca de resultados, a cultura Hartbrothers 2.0 foi apresentada aos colaboradores.
Um novo momento se inicia na Hartbau: uma cultura mais fortalecida, com foco em resultados e colaboração está sendo construída para que a marca se solidifique ainda mais junto ao cliente.
Na ocasião, nossa gestora de RH, Mariana Aline Ferreira e o consultor em estratégia da Ferreira Filho Associados, Cícero Gabriel Ferreira Filho, apresentaram aos Hartbrothers o conceito da nova cultura e o papel importante que cada um irá desempenhar a partir do seu desenvolvimento.
Tecnologia como diferencial
A Hartbau aposta em tecnologia para se destacar. O uso de BIM (Building Information Modeling) e metodologias ágeis foi apresentado como essencial para otimizar processos e entregar projetos inovadores.
O vendedor como solucionador de problemas: a mudança de mentalidade
Um dos grandes aprendizados do evento foi a reflexão sobre o papel estratégico do vendedor:
- Abordagem consultiva: entender as necessidades do cliente antes para oferecer as melhores soluções;
- Parcerias de longo prazo: transformar desafios técnicos em oportunidades de negócio;
- Ferramentas de apoio: maletas técnicas e treinamentos contínuos para entregar ao cliente o melhor, potencializando a experiência com soluções e produtos.
Programação do evento
Dia 20/02: foco no time comercial
O primeiro dia foi exclusivo para o time comercial e com uma abordagem “mão na massa” nossos especialistas em suportes modulares tiveram a oportunidade de manusear os produtos, testar e esclarecer dúvidas para entregar cada vez mais excelência aos clientes.
Um dos destaques do dia foi o treinamento com o Daniel da Silva, da EJOT, que trouxe o tema “Ancoragem mecânica e química”.
Daniel detalhou as ancoragens químicas, que usam resinas para fixação em materiais porosos, ideais para estruturas complexas como fachadas, e as ancoragens mecânicas, baseadas em expansão para concreto sólido, com instalação rápida e baixo custo-benefício.
Nosso gerente de marketing e inteligência de mercado, Adelmo José, enfatizou o papel do vendedor como solucionador de problemas, adotando uma abordagem consultiva para entender e atender às necessidades dos clientes transformando desafios em parcerias estratégicas.
O time comercial teve a oportunidade de ouvir histórias do CCO da Hartbau, Maicon Pereira, sobre o início da sua jornada na construção da empresa com os clientes e marcas parceiras, dicas sobre quebras de objeções e técnicas de negociações, e as melhores práticas com o cliente.
Os vendedores também participaram de um treinamento sobre os produtos da Hartbau, receberam maletas personalizadas com as soluções Hartbau, planejadas e organizadas pela coordenadora de marketing, Débora Eger, que serão utilizadas nas suas visitas para apresentações aos clientes.
Dia 21/02: integração e apresentação das estratégias e da nova cultura para toda a empresa
O segundo dia envolveu todos os colaboradores. O período da manhã foi dedicado para o alinhamento dos times comercial e marketing, com apresentação dos resultados de 2024 e perspectivas e estratégias para 2025, enquanto a tarde ocorreu a reunião geral, apresentação da cultura Hartbrothers 2.0, premiação dos colaboradores que estão completando 5 anos de Hartbau em 2025, dinâmicas e o aguardado Happy Hour. Confira abaixo um resumo sobre as palestras:
1. Maicon Pereira | CCO Hartbau
A abertura do Kick Off no dia 21/02 ficou sob responsabilidade do CCO da Hartbau, Maicon Pereira, que iniciou falando sobre as métricas e os resultados de 2024.
Na sequência, Maicon falou sobre os objetivos para 2025, entre eles a recorrência saudável de vendas e a reativação de clientes, com foco na cooperação e colaboração das equipes para o atingimento da meta anual.
Nas palavras do CCO, “o trabalho da Hartbau é feito num processo de inovação, muito difícil de ser copiado, nosso pessoal já tem um potencial de relacionamento muito grande com o cliente.”
2. Otávio Fernandes | Comercial
Com o tema “Tendências econômicas de mercado”, o gerente comercial Otávio Fernandes, apresentou aos Hartbrothers um panorama geral sobre o cenário do mercado brasileiro para 2025 e como isso pode impactar diretamente no planejamento estratégico de vendas da Hartbau.
“Apesar do cenário desafiador, o mercado que almejamos está cheio de oportunidades. Nosso potencial é gigantesco.” – Otávio Fernandes.
Otávio também apresentou a nova estrutura do time comercial com a promoção de colaboradores e o remanejamento de alguns cargos para uma gestão mais estratégica e ágil.
3. Renato Righi | Comercial
Um dos segmentos alvo para 2025 que está no radar do time comercial é o Data Center. Um nicho já atendido pela Hartbau que tem crescido muito no mercado brasileiro.
E essa foi a apresentação do Renato Righi, nosso Key Account Manager, um case de sucesso de um grande cliente da região de São Paulo.
Na ocasião ele pôde compartilhar com a equipe o processo de atendimento, desde o projeto até o acompanhamento da instalação das soluções Hartbau, no cliente. Os desafios e aprendizados, e o feedback positivo com a conclusão da obra.
4. Adelmo José | Marketing
“Vocês todos fazem parte do marketing, porque vocês representam a Hartbau na frente do cliente.” Assim iniciou a apresentação do gerente de marketing e inteligência de mercado, Adelmo José.
Com uma palestra interativa, Adelmo trouxe dados sobre as estratégias realizadas tanto no marketing offline quanto no digital, de acordo com as definições do planejamento estratégico.
Ainda compartilhou com o time comercial vários dados sobre os mercados-alvo para 2025 e deu dicas para um desempenho mais produtivo nas apresentações com o cliente.
Também apresentou as perspectivas para o ano com a construção do novo site da Hartbau e do e-commerce das linhas agro e industrial, ambos em execução.
5. Cícero G. F. Filho | Consultoria
O convidado especial do Kick Off desse ano foi o consultor em estratégia, Cícero Gabriel Ferreira Filho, da Ferreira Filho Associados.
Em sua palestra, ele desafiou a equipe a repensar suas metas e a forma como acompanham seus resultados. “Falta de direção, não falta de tempo, é o problema. Todos temos 24 horas num dia”, destacou, provocando uma reflexão sobre planejamento e execução.
Cícero explicou como pessoas, processos, tecnologia e desempenho se conectam para gerar eficiência, trazendo insights sobre o funcionamento do cérebro humano e os vieses cognitivos que influenciam nossas decisões. Com base nos estudos de Daniel Kahneman, ele mostrou como alternamos entre impulsividade e racionalidade e como isso impacta a produtividade.
Para minimizar erros na estimativa de prazos e tornar o dia a dia mais estratégico, o consultor apresentou ferramentas como PDCA, planejamento versus programação e a Matriz de Eisenhower. Reforçou também a importância de acompanhar a execução e utilizar os números como aliados na tomada de decisão.
Ao final, a palestra trouxe um convite à execução: aplicar os conceitos discutidos para tornar a rotina mais leve e os resultados mais consistentes.
6. Fernando Verdi | Engenharia
Falando sobre a metodologia BIM e os projetos modulares, Fernando Verdi, gerente de engenharia, falou aos colaboradores sobre as novas ferramentas desenvolvidas na Hartbau para melhorar a eficiência nos projetos e a velocidade dos orçamentos dos clientes.
Destacou a importância das informações coletadas pelo time comercial, e como isso impacta diretamente na elaboração e detalhamento dos projetos, mostrando que a colaboração entre equipes é primordial para um atendimento de excelência com nossos clientes.
7. Fabiano Hofmann | CEO Hartbau
Fabiano Hofmann, CEO da Hartbau, apresentou o planejamento estratégico para 2025 com um olhar apurado sobre os aprendizados extraídos dos últimos cinco anos. Ele destacou como os números fundamentam a estratégia e orientam as ações para o futuro, proporcionando insights valiosos para esta nova etapa.
Durante a apresentação, Fabiano enfatizou os pilares essenciais da Hartbau: missão, visão e proposta de valor. Além disso, foram delineadas metas claras de curto e longo prazo, bem como os focos estratégicos para 2025. Entre as diretrizes que nortearão esse crescimento, destacam-se a expansão em segmentos chave, a consolidação da Hartbau como multinacional, o fortalecimento do relacionamento com clientes e parceiros estratégicos e a ampliação da receita por meio do lançamento de novos produtos.
O planejamento incluiu ações estratégicas decisivas, como a reestruturação da área comercial para otimizar processos e alinhar-se às demandas do mercado; a intensificação do desenvolvimento das lideranças e apresentou a prévia do novo site institucional, que moderniza a comunicação digital.
Fabiano apresentou um plano robusto e factível, com métricas claras e etapas bem definidas. “Estamos no caminho certo”, concluiu, reforçando a confiança na equipe e nas ações mensuráveis para alcançar um novo patamar.
8. Mariana Ferreira | Gestão de Pessoas
Para falar sobre a política de metas, bonificações e premiações, entrou em cena a gestora de pessoas da Hartbau, Mariana Aline Ferreira.
Ela explicou às equipes o que ficou definido em relação ao pagamento de bonificações e premiações versus atingimento de metas.
Mariana também falou um pouco sobre a implantação da nova cultura, a Hartbrothers 2.0, e o papel da responsabilização de cada um dentro do cenário organizacional. Reforçando que, independentemente da função que cada colaborador desempenha dentro da organização, ela é essencial para o resultado final.
O ano de 2025 será pautado no desenvolvimento de pessoas, no trabalho colaborativo e na implantação de uma nova cultura para a melhoria dos processos com foco em resultados.
As pessoas que constroem a história da Hartbau
Para celebrar com as pessoas que ajudam a construir a história da Hartbau, ao final do evento realizamos a premiação dos colaboradores que, em 2025 estão completando 5 anos de casa, reforçando o valor da dedicação.
Foram muitos desafios vencidos e grandes resultados alcançados até aqui, mas ainda temos muitas conquistas e projetos para realizar, e cada Hartbrother tem um papel fundamental dentro da nossa missão que é conectar clientes com soluções inovadoras e sustentáveis.
Aos colaboradores Miriam Evaristo, Gustavo de Moliner e Marcio Pereira nosso muito obrigado. Desejamos vida longa à nossa parceria!
Gustavo de Moliner – 5 anos de Hartbau
Marcio Pereira – 5 anos de Hartbau
Miriam Evaristo – 5 anos de Hartbau
Hartbau: sempre em busca de excelência
A Hartbau está sempre em busca de desenvolvimento, inovação e resultados de alto impacto. Eventos como o Kick Off 2025 acontecem para fortalecer cada vez mais a união entre as equipes e direcioná-las para o cumprimento do mesmo propósito: “Ser referência para os segmentos que exigem excelência em sistemas de suportação até 2028.” A excelência na entrega de nossas soluções e o sucesso de nossos clientes norteiam nosso trabalho diariamente e com essa metodologia, impulsionamos cada vez mais os talentos que compõem os Hartbrothers.
O Kick Off 2025 já pode ser considerado um sucesso e encerrou no melhor estilo, com samba e churrasco para selar esse dia tão produtivo que ficará marcado na história da Hartbau.
Quer sentir a energia do evento e ver como a Hartbau está preparada para 2025?
👉 Confira o vídeo exclusivo com os highlights das palestras, treinamentos e premiações!
Inspire-se com as estratégias que vão guiar a Hartbau rumo a um ano de colaboração e resultados!