A Hartbau participou, neste mês de agosto, do ENAV 2023 (Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Naval), um evento para estudantes e profissionais dos setores naval, náutico, portuário e offshore promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Neste ano, o encontro foi sediado no Campus Joinville e no Ágora Tech Park e durou cinco dias consecutivos, trazendo palestras, workshops interativos, minicursos especializados, visitas técnicas de destaque e muito mais!
A seguir, você vai saber como foi a contribuição da Hartbau para o evento, que proporcionou um ambiente de absoluta imersão no universo da Engenharia Naval e promoveu o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.
O que é ENAV?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por HARTBAU SISTEMAS DE SUPORTAÇÃO (@hartbau)
O ENAV, Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Naval, é um evento anual, sem fins lucrativos, que integra estudantes da área naval de todo o país durante uma semana.
Através de palestras de profissionais e empresas, workshops, minicursos e visitas técnicas, o encontro tem o principal objetivo de inserir os alunos em temas que dizem respeito ao setor, promovendo o compartilhamento de experiências, ideias e conhecimentos.
Idealizado em 2001, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde então o ENAV acontece anualmente em diversas universidades, se tornando uma das principais convenções do Brasil no âmbito naval.
Como foi o ENAV 2023?
O XXII ENAV aconteceu de 22 a 25 de agosto, sendo dividido em cinco áreas: logística, construção naval, projetos de navio, ciências navais e geral, abrangendo aspectos do mercado de trabalho e também acadêmicos.
Dentre algumas das atividades que ocorreram, podemos citar:
Palestras
- Grupo CMA CGM e nossas oportunidades de carreira;
- Sustentabilidade no Transporte Marítimo e Operações;
- Portuárias – Foco em Emissões de GEE;
- Importância das tensões globais e locais em projetos estruturais de embarcações;
- A entrada no mercado de trabalho e seus desafios;
- Engenharia Naval aplicada à Construção Offshore;
- Estabilidade e Segurança.
Workshops
- Modelamento e usinagem de hélice;
- Surveys e Laudos Náuticos;
- Introdução a Octave;
- Soldagem aplicada na Engenharia Naval;
Além disso, o encontro — que é concebido e planejado por estudantes do curso de Engenharia Naval — ainda contou com minicursos, visitas técnicas, mesas redondas e outras atividades relacionadas ao setor naval.
Como a Hartbau contribuiu para o ENAV 2023?
Sem dúvida, um dos grandes destaques do ENAV 2023 foi a participação da equipe da Hartbau, empresa especializada em sistemas de suportação.
Representando a marca, Marcio Roberto de Assis Pereira e Alisson F. Rosa ministraram uma palestra sobre “Stud Welding e Suportes Modulares: Alta performance nas instalações da Indústria Naval”.
Stud Welding
O “Stud Welding” — também conhecido como “Soldagem de Pinos” — é um processo em que o pino (ou um tipo de fixador diferente) é soldado em outro material, geralmente em uma chapa de metal.
Amplamente utilizado na indústria naval, o procedimento serve, basicamente, para fixar diversos componentes nas estruturas dos navios.
Suportes Modulares
Enquanto isso, os suportes modulares são sistemas de suportação adotados para organizar e fixar tubulações, cabos elétricos e outros componentes em instalações industriais, incluindo a área naval.
Palestra: Stud Welding e Suportes Modulares – Alta performance nas instalações da Indústria Naval.
Em sua participação ativa no evento, com a palestra “Stud Welding e Suportes Modulares – Alta performance nas instalações da Indústria Naval”, a Hartbau reforçou o compromisso que tem em compartilhar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento dos futuros profissionais da Engenharia Naval.
À frente dos temas estiveram Marcio Pereira que é Engenheiro Mecânico na Hartbau, e focou sua fala em suportes modulares; e Alisson F. Rosa que é pesquisador do LABsolda, e destacou a importância do Stud Welding. Ambos abordaram a alta performance de instalações na indústria naval, ressaltando como as soluções oferecidas pela Hartbau beneficiam esse setor.
Marcio Pereira é Engenheiro Mecânico na Hartbau, pós-graduado em Administração Industrial e com MBA em Gestão de Projetos.
Alisson F. Rosa é pesquisador do LABsolda – Instituto de Soldagem e Mecatrônica, possui Doutorado em Engenharia Mecânica e é Doutorando em Stud Welding.
O ENAV 2023, portanto, foi uma oportunidade valiosa para os estudantes de Engenharia de todo o Brasil aprenderem com profissionais experientes, trocarem conhecimentos, se aprofundarem nas possibilidades de atuação e, é claro, estabelecerem conexões.
Sendo assim, a Hartbau agradece por ter feito parte de um evento tão inovador e revolucionário quanto o ENAV!
Hartbau: fornecendo sistemas de fixação e suporte de classe mundial para a engenharia do futuro!